Se você deseja fazer uma cirurgia plástica pelo SUS já saiba que é bastante complicado, isso porque, os bens estéticos não são cobertos pelo Sistema Único de Saúde. No entanto em alguns casos, em que a cirurgia plástica é necessária não apenas por estética, mas por saúde, a cirurgia é sim liberada. Quer saber quais são esses casos? Contaremos tudo!
Cirurgia Plástica pelo SUS
As cirurgias gratuitas pelo SUS são realizadas em hospitais públicos e até privados, além dos hospitais universitários. Pela Lei, somente alguns casos é possível fazer a cirurgia gratuita pelo sistema único de saúde. Em outras, é necessário pagar por isso. No entanto, existem diversas pessoas que necessitam da cirurgia pela saúde e não são atendidos, na maioria desses casos, após entrar com um processo elas são liberadas.
Abaixo listamos alguns dos tipos de cirurgia plástica gratuita pelo Sistema Único de Saúde:
- Labioleporino em crianças;
- Reconstrução mamária após remoção por câncer;
- Queimaduras;
- Abdominoplastia para retirada do excesso de pele após cirurgia de estômago (bariátrica);
- Deficiência ou deformidades no rosto;
- Fendaplalatina;
- Catarata;
- Vasectomia;
- Ginecomastia;
- Cirurgia de mudança de sexo.
Esses são apenas alguns dos casos, quando a cirurgia plástica é feita exclusivamente por fins estéticos, o mesmo não é bancado pelo SUS, apenas pela rede privada. No entanto, se a cirurgia plástica é necessária para corrigir algum problema de saúde, aí sim pode ser aprovada para ser realizada pelo SUS.
Como solicitar Cirurgia Plástica pelo SUS
Fazer uma cirurgia plástica pelo SUS é uma tarefa bastante complicada e demorada, afinal, os pedidos são vários e não é possível suprir a demanda, por isso, para agilizar o processo, é preciso seguir alguns passos:
- Marque uma consulta com um médico do SUS com a especialidade que você deseja por meio do Cartão SUS;
- Converse com ele sobre o seu problema e verifique se o mesmo necessita de cirurgia plástica por motivo de saúde;
- Atestando positivo, pegue um LAUDO com o mesmo, informando os seus reais problemas e porque a cirurgia plástica é necessária;
- Solicite ao médico que faça o pedido de Cirurgia Plástica Gratuita pelo SUS e todos os exames necessários para que o mesmo seja aprovado;
- Depois, basta aguardar na lista de espera, caso seu pedido seja aprovado;
Caso contrário, se você necessita sem fins estéticos e não foi aprovado, você pode procurar um advogado e entrar com uma ação solicitando a cirurgia pelo SUS.
Por fim, caso você procure mesmo fazer a cirurgia gratuita pelo SUS, lembre-se de fazer todos os exames, buscar as consultas médicas e sempre consultar a lista de espera para que ninguém passe a sua frente.