O Imposto de Renda é obrigatório e deve ser declarado anualmente por quem se encaixa nosrequisitos do mesmo. Você já deve saber que o IR se divide em duas modalidades,são elas o IR para pessoa física e o IR para pessoa jurídica.
Nem todo mundo sabe diferenciar estas modalidades do Impostode Renda. E se você querer entender melhor as principais diferenças entre elas,confira o texto abaixo e fique por dentro:
O que é o Imposto de Renda?
O imposto de renda é uma declaração anual dos investimentostributáveis que deve ser minunciosamente realizado e pago pelo contribuinte. Adeclaração é muito importante e precisa ser realizada anualmente.
O IR se divide em duas categorias de declaração: o IRPF, que corresponde aoImposto de Renda para Pessoa Física, e o IRPJ, que corresponde ao Imposto deRenda para Pessoa Jurídica, no caso das empresas.
Além da declaração obrigatório, ambos devem fazer asdeduções dos tributos. Vale lembrar que existem requisitos para definir o quepode ser deduzido do IR ou não. Não cumprir com as regras do imposto pode levaro contribuinte ou empresário a cair na malha fina. Por isso, é importante ficarbastante atento na hora de deduzir as despesas.
Mas afinal, o que difere esta divisão? Estas categorias doimposto de renda são bem diferentes e para entender melhor cada uma delas,continue lendo:
Quais as principais diferenças para pessoa física e pessoa jurídica?
Número de Inscrição
Mesmo tendo as suas semelhanças, a PF e a PJ sãojuridicamente diferente. A pessoa física irá dispor de um número de CPF,cadastrado na Receita Federal. Enquanto isso, a pessoa jurídica possuirá umnúmero de inscrição diferente, denominado CNPJ.
Restituição do Imposto de Renda
Quando o contribuinte paga o imposto e os cálculos dededuções de tributos é realizado, pode ser que ele tenha pago a mais ou a menospelo IR. Neste caso, pode ocorrer a restituição IR. Ambas as categorias temdireito ao recurso, mas para pessoa jurídica a restituição é mais burocrática.
Prazos Diferentes
Como você já deve saber, existe um prazo limite, estipuladopela Receita Federal, para realizar a declaração do seu imposto de renda. Estasdatas são diferentes para pessoa física e pessoa jurídica.
Alíquotas Distintas
As alíquotas de cada imposto são recolhidas de maneirasingular. Para a pessoa jurídica, o valor é calculado a partir de diferentesformas de lucro, podendo variar entre 6 e 15%.